Sonda chinesa faz pouso inédito no ‘lado oculto da lua’

A China tornou-se, nesta quinta-feira (3), o primeiro país a aterrissar uma sonda no lado mais afastado da Lua, informou a televisão estatal. A sonda Chang’e 4 – que é o nome da deusa chinesa da Lua – pousou no satélite natural da Terra às 10h26 de Pequim (01h26 de Brasília).

O Chang’e 4 foi lançado no último sábado (29) do Centro Espacial de Xichang, ao sul da China. Em 2013, o país conseguiu aterrissar uma sonda espacial na Lua pela primeira vez, numa proeza só realizada até então pela antiga União Soviética e pelos Estados Unidos.

Mas a nova missão da agência espacial chinesa é a primeira a enviar uma sonda e um veículo robotizado para o lado oculto do satélite terrestre, o hemisfério lunar que não pode ser visto do nosso planeta.

Resultado de imagem para Sonda chinesa faz pouso inédito no 'lado oculto da lua'

China consegue administrar pouso inédito de uma sonda na Lua Foto: Reprodução da internet

O objetivo da missão é testar o crescimento de plantas e captar sinais de radiofrequência, normalmente bloqueados pela atmosfera terrestre.

A missão ainda ilustra a crescente ambição de Pequim no espaço, símbolo do progresso do país. Este ano, a China planeja ainda iniciar a construção de uma estação espacial com a presença permanente de tripulantes e, no próximo ano, enviar um veículo de exploração a Marte.

Em 2020, a China planeja enviar a sonda Chang’e 5, que deve trazer à Terra amostras de matéria recolhida na Lua. Esta será a primeira missão deste gênero desde 1976.

Até agora, o país já realizou cinco missões tripuladas, sendo a primeira em 2003 e a mais recente em 2013, enviando para o espaço dez astronautas (oito homens e duas mulheres).

A primeira tentativa da China de entrar na corrida espacial foi no final dos anos 1950, como resposta ao lançamento do Sputnik 1 – o primeiro satélite em órbita – pela União Soviética. Mao Zedong ordenou então a construção e o envio do primeiro satélite chinês, antes de 1 de outubro de 1959, na altura do 10º aniversário da fundação da República Popular. A iniciativa acabou falhando devido à inexperiência do país em tecnologia aeroespacial.

No entanto, em abril de 1970, em plena Revolução Cultural, em uma radical campanha política de massas criada por Mao, a China concluiu com êxito o lançamento do seu primeiro satélite para o espaço, o Dong Fang Hong (“O Leste é Vermelho”).

PUBLICIDADE
logo-contil-1.png

Anuncie (Publicidade)

© 2023 ContilNet Notícias – Todos os direitos reservados. Desenvolvido e hospedado por TupaHost

Sonda chinesa faz pouso inédito no ‘lado oculto da lua’