Fundação Municipal de Cultura, Esporte e Lazer Garibaldi Brasil credencia artistas de Rio Branco

A Prefeitura de Rio Branco, por meio da Fundação Municipal de Cultura, Esporte e Lazer Garibaldi Brasil (FGB), inicia nesta quinta-feira, 24, o Credenciamento de Artistas, um procedimento administrativo que vai democratizar e dar mais transparência às contratações de fazedores de cultura para apresentações nas atividades da autarquia. A ação é gratuita.

Com o Credenciamento, artistas ou grupos passam a compor um banco de nomes aptos à contratação. O procedimento não dá direito ao contrato. Os artistas ficarão condicionados à definição da programação das atividades da FGB e serão convidados a se apresentarem conforme afinidade de seus produtos artísticos com a ação a ser desenvolvida.

Poderão se credenciar fazedores das manifestações artísticas de cultura popular (bloco carnavalesco, bateria carnavalesca, fanfarra, marujada, maracatu, jabuti-bumbá, pastorinha e quadrilha junina, capoeira, contação de histórias, dança tradicional, pintura corporal), teatro (performance, monólogo, espetáculo infantil, espetáculo adulto, teatro de rua e teatro de formas animadas), música (banda, voz e instrumento, grupo instrumental, músico instrumental, DJ e coral), dança (contemporânea, clássica, popular e de salão), literatura (contação de estórias e declamação de texto), culturas urbanas (Hip hop: apresentação musical, poética e dança) , circo (artista circense, espetáculo circense), artes visuais (performance de artes visuais, grafitagem/murais.

Não haverá ranking ou classificação para a contratação de artistas ou grupos credenciados. A seleção será feita por uma comissão de avaliação, composta por três servidores da FGB. Cada artista ou grupo credenciado poderá ser contratado até três vezes em um período de 12 meses. O formato exclui a figura do agenciador como ponte entre artistas e o poder público.

Para participar, artistas ou grupos devem acessar o edital e seus anexos no site da Prefeitura (www.pmrb.ac.gov.br), reunir toda a documentação necessária e entregá-la na sede da FGB. Os interessados poderão se inscrever no período de 24/01/2019 a 18/02/2019. A lista de credenciados será divulgada em 22/02/2019.

Para o diretor-presidente da FGB, Sérgio de Carvalho, o Credenciamento legitima uma relação mais direta entre o poder público e os fazedores de cultura. “Apostamos no credenciamento desde o ano passado e a avaliação é muito positiva. Muitas secretarias de cultura Brasil afora já se utilizam desse instrumento que garante mais transparência e agilidade nos processos de contratação de artistas pelo Poder Público. Este ano, ampliamos o alcance do credenciamento e esperamos um número ainda maior de artistas credenciados.”

PUBLICIDADE
logo-contil-1.png

Anuncie (Publicidade)

© 2023 ContilNet Notícias – Todos os direitos reservados. Desenvolvido e hospedado por TupaHost