Davi Friale diz que Rio Branco pode enfrentar enchente de grandes proporções no próximo mês

Em entrevista concedida ao ContilNet, o pesquisador meteorológico Davi Friale disse que Rio Branco pode enfrentar, a partir do final de janeiro, uma alagação de grandes proporções, que atingirá uma parte considerável da população.

Às 9 horas da manhã desta sexta-feira (18), o Rio Acre chegou à marca de 14, 10 metros. 10 centímetros acima da cota de transbordamento (14 metros), o especialista afirmou que nos próximos dias o volume de chuva esperado pode ocasionar uma forte enchente, atingindo bairros da capital acreana.

Davi Friale/Foto:  ContilNet

“Mesmo sabendo que nenhuma previsão é exata e única, o volume de chuva esperado para os próximos dias, pode ocasionar uma forte alagação em Rio Branco. As autoridades podem se preparar”, explicou.

A prefeitura da capital também se prepara para minimizar os danos de uma possível enchente e na última terça-feira lançou o Plano de Contingência e no dia seguinte, os primeiros abrigos começaram a ser construídos no Parque de Exposições Wildy Viana.

Segundo o Corpo de Bombeiros, apesar de o manancial já ter ultrapassado a cota de transbordo, nenhuma família precisou ser removida. Na última cheia, em 2015, as primeiras famílias começaram a deixar suas casas por conta da água, quando  o rio chegou à marca de 14, 20 metros.

PUBLICIDADE
logo-contil-1.png

Anuncie (Publicidade)

© 2023 ContilNet Notícias – Todos os direitos reservados. Desenvolvido e hospedado por TupaHost

Davi Friale diz que Rio Branco pode enfrentar enchente de grandes proporções no próximo mês