Google revela ranking de assuntos mais buscados no Brasil em 2018

O Google revelou nesta quarta-feira (12) a lista com assuntos mais buscados no Brasil em 2018. O ranking revela quais foram os temas que despertaram maior interesse dos usuários — no mundo e em cada país. Para produzir o relatório, a empresa identificou os termos que tiveram aumento significativo de pesquisas em determinado período de 2018 em comparação com 2017.

Entre os produtos de tecnologia em destaque estão nove celulares, como Motorola One e iPhone X, e um aplicativo: o Sarahah, que fez sucesso no ano passado. A gigante de buscas também divulgou as pesquisas relacionadas a “Pessoas (mundial)”, “Como fazer?” e “O que é?” que mostram as principais perguntas feitas pelos brasileiros em 2018.

Google Chrome tem funções úteis no celular/Foto: Rodrigo Fernandes/TechTudo

Termos mais buscados em tecnologia

A empresa divulgou quais foram os assuntos mais procurados em tecnologia. A lista foi dominada por smartphones e teve o Motorola One, celular com Android One anunciado em agosto, como líder de pesquisas. O segundo lugar ficou com o iPhone X, seguido pelo Zenfone 5, dispositivo da Asus lançado em agosto.

Outros aparelhos intermediários, como os modelos da linha Moto G (G6 e G5) e os aparelhos Galaxy J ( J7, J4 e J5) também apareceram no ranking. O único destaque de software ficou por conta do Sarahah, app que foi febre no Brasil em 2017 e foi banido da App Store do iPhone (iOS) em janeiro de 2018. Em décimo lugar da lista de buscas, está o iPhone 8 Plus, smartphone da Apple lançado em setembro de 2017.

Tecnologia

Motorola One
iPhone X
Zenfone 5
Moto G6
Moto G5
Galaxy J7
Galaxy J4
Galaxy J5
Sarahah
iPhone 8 Plus

Termos mais buscados

Os termos mais buscados no Brasil refletem como foi o ano: ocorreu a greve dos caminhoneiros em maio, a Copa do Mundo da Rússia em junho e as eleições em outubro. Assim, os termos mais buscados são, em sua maioria, referentes a política. Além disso, o reality show Big Brother Brasil foi o único programa televisivo a entrar no ranking.

Copa do Mundo
Big Brother Brasil
Eleições 2018
Jair Bolsonaro
Horário de Brasília
Greve dos caminhoneiros
Luiz Inácio Lula da Silva
Fernando Haddad
Copa São Paulo de Futebol Júnior 2018
Stan Lee

Pessoas (mundial)

A lista de pessoas mais buscadas na Internet mundial é liderada por Meghan Markle, atriz da série americana Suits, que casou com o príncipe Harry em maio deste ano. O segundo lugar ficou por conta da cantora Demi Lovato, seguida do ator Sylvester Stallone. O presidente eleito Jair Bolsonaro é o único representante do Brasil no ranking dos mais pesquisados no mundo.

Meghan Markle
Demi Lovato
Sylvester Stallone
Logan Paul
Khloe Kardashian
Jair Bolsonaro
Brett Kavanaugh
Hailey Baldwin
Stormy Daniels
Cardi B

Acontecimentos

A Copa do Mundo da Rússia ficou à frente das Eleições 2018, segundo o levantamento do Google de pesquisa por eventos no buscador. Futebol e política foram as temáticas mais presentes no ranking, mas a confusão do horário de verão também entrou no ranking. O adiamento do horário fez com que celulares adiantassem uma hora quando ele não estava ainda em vigor. Alguns usuários tiveram de configurar a hora correta em smartphones por conta própria e houve incerteza se os celulares ajustariam o tempo quando o horário de verão de fato começou.

Copa do Mundo
Eleições 2018
Greve dos caminhoneiros
Copa São Paulo de Futebol Júnior 2018
Campeonato brasileiro
Prisão do Lula
Horário de verão
Caso Vitória
Enem 2018
Julgamento do Lula

Como fazer?

O ranking com as principais perguntas do Brasil também traz alguns termos relacionados à tecnologia — que, inclusive, foram respondidas pelo TechTudo durante o ano. Entre os destaques, estão as dúvidas “Como fazer figurinhas no WhatsApp?”, “Como fazer perguntas no Instagram?” e “Como fazer declaração de Imposto de Renda 2018?”. Outros assuntos estão ligados à brincadeira de criança de “Como fazer slime?”, além de dietas e alimentação, como crepioca, bacalhau, kefir e guacamole. Confira a listagem completa a seguir.

Como fazer slime?
Como fazer figurinhas no WhatsApp?
Como fazer gasolina?
Como fazer crepioca?
Como fazer perguntas no Instagram?
Como fazer bacalhau?
Como fazer declaração de Imposto de Renda 2018?
Como fazer kefir?
Como fazer guacamole?
Como fazer pipoca doce?

O que é?

As primeiras colocações das perguntas “o que é?” mais pesquisadas no Google foram dominadas por política. Um dos principais questionamentos foi “o que é Momo?”, fenômeno do WhatsApp que viralizou em julho por meio de correntes nas redes sociais. Momo era um contato misterioso do WhatsApp que conversava com outros usuários sob suspeita de roubar dados pessoais. O código de área do número de celular era do Japão, e a foto de perfil era a imagem de escultura peculiar, também em exibição no país asiático.

Não se sabe ao certo quem estava por trás da figura de Momo, e nem se era um usuário autêntico do mensageiro — muitos supunham que era apenas um chatbot. Mas é importante lembrar que se deve atentar a contatos desconhecidos em redes sociais e não relevar informações pessoais na Internet, devido o risco de golpes e fraudes.

O que é fascismo?
O que é intervenção militar?
O que é lúpulo?
O que é Ursal?
O que é Corpus Christi?
O que é chaira?
O que é afonia?
O que é momo?
O que é Encceja?
O que é tuberculose ganglionar?

Por quê?

Entre as perguntas de “por quê” feitas ao Google, futebol, política e TV são os principais tópicos, além de dúvidas quanto a feriados como Quarta-Feira de Cinzas e Sexta-Feira Santa.

Por que a guerra na Síria?
Por que votar no Bolsonaro?
Por que ou porque?
Por que não pode comer carne na Sexta-feira Santa?
Por que Ibrahimovic nao foi convocado?
Por que não votar em Bolsonaro?
Por que Nadja foi expulsa de A Fazenda?
Por que a série Lúcifer foi cancelada?
Por que o Amoedo nao participa dos debates?
Por que quarta-feira de Cinzas?

Celebridades

Entre as celebridades mais buscadas de 2018 está o cantor Roger Waters, que fez uma turnê pelo Brasil em outubro (durante as Eleições 2018) que causou polêmica por suas manifestações políticas em shows. Meghan Markle, atriz americana que se casou com o Príncipe Harry em maio, também está no ranking. O TechTudo inclusive ensinou como assistir ao casamento real online, que teve audiência mundial recorde estimada em 3 bilhões de espectadores.

Sylvester Stallone
Pabllo Vittar
MC Loma
Meghan Markle
Roger Waters
Letícia Almeida
Douglas Sampaio
Tata Amaral
Cristiane Machado
Priscila Tossan

Mortes

O desenhista das comics da Marvel Stan Lee faleceu 12 de novembro e ficou em primeiro entre as mortes mais buscadas no Google de 2018. O DJ sueco Avicii ficou em segundo, seguido pelo primeiro brasileiro da lista, o Mr. Catra.

Stan Lee
Avicii
Mr. Catra
XXXTentacion
Marielle Franco
Nara Almeida
Vitória Gabrielly
Mac Miller
Eduardo Carneiro
Anthony Bourdain

Virou meme

Entre os memes que viralizaram em 2018, em primeiro lugar ficou a música “Que Tiro Foi Esse”, de Jojo Toddynho. Na lista também está o jogador de futebol Neymar Jr, que ficou conhecido durante a Copa do Mundo pelas quedas frequentes em campo. Usuários de redes sociais também colocaram na foto do perfil a faixa “100% Jesus” do jogador como forma de apoio à seleção no mundial de futebol. O TechTudo ensinou como fazer a montagem para personalizar o avatar durante o campeonato.

Que Tiro Foi Esse
Fábio Assunção
É verdade esse bilhete
Jair Bolsonaro
Neymar Jr.
Copa do Mundo
Dia do Amigo
Lula
Pikachu
Akon

Séries

As duas primeiras posições do ranking de séries mais buscadas ficaram com produções espanholas da Netflix. O serviço de streaming também foi responsável pelas duas únicas séries brasileiras: O Mecanismo e 3%.

La Casa de Papel
Elite
Riverdale
Lucifer
The 100
O Mecanismo
The Good Doctor
3%
Westworld
Scandal
Como assistir a jogos de futebol pelo celular pelo Globo Play

Programas de TV e novelas

As produções da Globo dominaram o ranking de programas de TV e novelas mais buscadas pelo Google. O TechTudo ensina como assistir à programação ao vivo da Globo pelo celular, e como conferir os episódios do The Voice Brasil.

Big Brother Brasil
Segundo Sol
O Outro Lado do Paraíso
Deus Salve o Rei
A Fazenda
O Tempo não Pára
The Voice Brasil
As Aventuras de Poliana
Orgulho e Paixão
Tempo de Amar

Filmes

O filme mais buscado de 2018 foi o longa de terror A Freira. Bohemian Rhapsody, que estreou em outubro e se popularizou rapidamente, ficou apenas em sexto lugar, atrás de filmes da Marvel como Pantera Negra, Vingadores: Guerra Infinita e Venom.

A Freira
Deadpool 2
Pantera Negra
Vingadores: Guerra Infinita
Venom
Bohemian Rhapsody
Um Lugar Silencioso
Nasce uma Estrela
Os Incríveis 2
Cinquenta Tons de Liberdade

Música (Letras)

A lista de letras de música mais procuradas no Google em 2018 conta com “Que Tiro Foi Esse”, que também entrou no ranking de memes do ano. Bohemian Rhapsody, música que dá nome ao filme que também entrou na lista de mais buscados, ficou na sexta posição e se tornou a música do século XX mais ouvida em plataformas de streaming como Apple Music, Deezer e Spotify.

Era uma Vez
Que Tiro Foi Esse
Dona Maria
Vai Malandra
O Sol
Bohemian Rhapsody
Mostra Tua Força, Brasil
Notificação Preferida
Mulherão da Porra
Ousado Amor

Esportistas

Os esportistas mais buscados de 2018 foram jogadores de futebol, devido à Copa da Rússia. Em primeiro lugar ficou o jogador francês Mbappé, que ganhou o campeonato junto à seleção francesa. Em segundo ficou o brasileiro Philippe Coutinho, cuja performance no mundial foi muito elogiada nas redes sociais por usuários brasileiros. Outros integrantes do futebol brasileiro entraram no ranking, como João Miranda, Roberto Firmino, Alisson Becker e Douglas Costa.

Kylian Mbappé
Philippe Coutinho
Henrique Dourado
Mohamed Salah
João Miranda
Roberto Firmino
Alisson Becker
Douglas Costa
Luka Modrić
Lyoto Machida

Times da série A

Flamengo
Palmeiras
Corinthians
São Paulo
Grêmio
Vasco da Gama
Cruzeiro
Santos
Internacional
Atlético Mineiro

PUBLICIDADE
logo-contil-1.png

Anuncie (Publicidade)

© 2023 ContilNet Notícias – Todos os direitos reservados. Desenvolvido e hospedado por TupaHost

Google revela ranking de assuntos mais buscados no Brasil em 2018