Deputados podem votar reforma administrativa de Gladson Cameli ainda esta semana

Os deputados podem votar, ainda essa semana, a proposta de reforma administrativa do futuro governo Gladson Cameli (PP). A ideia é votar juntamente com a Lei Orçamentária na quinta-feira (13). Se houver problemas na tramitação nas Comissões, será na outra quinta-feira, dia 20 de dezembro, já que são as duas datas previstas para o início do recesso parlamentar. A Mesa diretora decide pela votação até amanhã, segundo informou o líder do governo, deputado Daniel Zen (PT).

Impasse

Se a reforma é do futuro governo Gladson, que ainda não tomou posse, quem fará o encaminhamento da proposta? Existe forma legal de fazê-lo? O certo é que o atual governo não pode fazê-lo.

Última sessão

A maioria dos deputados quer fazer a última sessão na quinta-feira (13) em função da sessão de entrega de títulos que já está agendada.

O “Ás” do PT 


O nome do ex-prefeito Raimundo Angelim, nas conversas políticas, continua sendo um dos mais fortes para qualquer eleição futura. O ex-prefeito foi engolido pela fadiga de poder do PT há quase 20 anos à frente do governo. Como se diz no popular: “Ainda não é tempo de pendurar a chuteira”. Entretanto, Angelim não diz se continua ou não na política. Entrou em ano sabático.

Nada demais

Um leitor da coluna ligou para dizer que encontrou o vice-governador Major Rocha (PSDB) e o ex-prefeito Angelim (PT) confabulando no aeroporto de Brasília. Os dois ainda são deputados federais e tem boa convivência. Dois políticos trocando impressões, nada mais que isso.

Frutos do Temer

Por pior que seja, qualquer governo pode deixar uma boa marca. É o caso de Michel Temer (MDB) com a criação da Secretaria Nacional de Segurança Pública para combater o crime organizado no país. Já deu os primeiros frutos.

Colheita

A Secretaria Nacional de Segurança Pública vai proporcionar a Jair Bolsonaro e governadores eleitos em todo o país, melhores condições de combate ao crime. Um planta, outro rega e outro colhe. No Acre, em tese, será bom para a nova equipe da Seajusp.

Ponto de saturação

A corrupção no serviço público chegou a um ponto de tolerância zero. O que acontece na Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro, com a prisão de dez deputados, é o melhor exemplo.

Muitas mágoas

Fui a Brasileia final de semana. Não conversei com lideranças políticas, mas com pessoas do povo. Deu para sentir que a música mais tocada por lá é “Gota D’água”, do Chico Buarque de Holanda.

Não tem projeto

Em Brasileia, é muito fácil perceber também que os partidos de oposição não têm nenhum tipo de projeto para a cidade. A proposta que os movia era derrotar o PT e suas lideranças a qualquer custo. Já conseguiram, agora estão boiando feito m* n’água.

Não duvidem

Na saída conversei com o ex-vereador, ex-deputado e ex-prefeito Luís Hassem, em Epitaciolândia. Do alto de sua experiência, advertiu: “Não se engane com o Jorge Viana, foi um bom governo e pode voltar para a política por cima. Lamento que perdeu, mas o PT precisava amargar essa derrota”.

Pode voltar

Por falar em Luís Hassem, ouvi de algumas pessoas que ele deveria ser candidato a prefeito na próxima eleição. Depois de testar o novo, o eleitor anda buscando os políticos mais experientes. Fato acontecido em vários estados no último pleito.

João do Capeta

O médium conhecido como João de Deus abusava de várias mulheres que o procuravam para tratamento espiritual em Abadiânia. Mais de 200 já relataram as taras dele. Sem dúvida é um homem profundamente doente que precisa ser retirado do convívio social. Uma religião não tem nada a ver com o desvio de conduta de seus líderes.

Esforço inútil

Tem gente que ainda não se deu conta de que o PT perdeu as eleições no Acre. Perdeu o governo, o Senado, não fez se quer um deputado federal e apenas dois deputados estaduais. Isto, sem falar na derrota no plano nacional. Por falta de assunto, tem gente que continua criticando o PT como se o partido fosse continuar no poder em 2019. Já dizia Machado de Assis: “Suporta-se com muita paciência a dor no fígado alheio”.

Não se deu conta

Alguns seguimentos não se deram conta de que tudo o que disserem contra o PT não faz mais sentido. É falar no deserto. O objetivo, que era derrubar os petistas do poder, foi alcançado. A população começa agora a observar o posicionamento dos que venceram a eleição. Quem acompanha as redes sociais começa a perceber a mudança de eixo da crítica. Um governo vai embora e outro chega. A vida anda para a frente e não para trás e a política vai junto.

Dia do fico

Políticos do PT vivem um dilema. Continuar ou não no partido. Até agora o único a sair da sigla pela porta da frente foi o presidente da Assembleia, deputado Ney Amorim. Marcus Alexandre não se manifestou, portanto, deve continuar. Aliás, não há motivo para ele deixar a sigla, a não ser o desgaste de que foi vítima na eleição. O dia do fico ainda será criado.

Temo ao tempo

Sobre a ida de Ney Amorim para uma nova sigla é preciso dar tempo ao tempo. Muitas feridas ainda estão abertas. Qualquer decisão equivocada o estrago será maior ainda. Ele sabe disso.

• As baterias já se voltam contra a equipe de Gladson Cameli, o que é perfeitamente compreensível na realidade política atual.
• O poder tem levado o ser humano à loucura.
• É da própria natureza da vida ambicionar o poder, a vontade, o desejo inesgotável.
• A péssima notícia é que não tem remédio!
• O deputado Gehlen (PP) informou à coluna agora cedo que, provavelmente, o recesso parlamentar começa mesmo na terça-feira.
• Tudo pronto para a posse do futuro presidente do TJ, desembargador Francisco Djalma da Silva.
• A cidade está bem iluminada.
• Parabéns para a prefeita, em tempos difíceis, uma boa maquiagem também ajuda.

PUBLICIDADE
logo-contil-1.png

Anuncie (Publicidade)

© 2023 ContilNet Notícias – Todos os direitos reservados. Desenvolvido e hospedado por TupaHost