26 de abril de 2024

Após economia gerada com a reforma, prefeita contrata 52 candidatos de concurso

Após anunciar a reforma administrativa que promoverá no âmbito do município, no início desta semana, a prefeita de Rio Branco, Socorro Neri, anunciou nesta quinta-feira (29) a contratação de mais trinta agentes de endemias, mais vinte e dois candidatos aprovados em concurso público para compor o quadro de servidores da prefeitura.

A medida visa melhorar os serviços prestados à população e somente foi possível graças à economia de recursos gerada com a reforma proposta pela prefeita, algo em torno de R$ 12 milhões. A proposta foi enviada à Câmara Municipal para apreciação dos vereadores.

Prefeita Socorro Neri/Foto: reprodução

O decreto nº 1.163, de 26 de novembro deste ano, que nomeia os vinte e dois novos servidores, vai melhorar o atendimento na área da saúde, principalmente o setor de odontologia, que apesar de possuir estrutura não vinha funcionando por falta de dentista e era motivo de reclamações da população. Os profissionais a serem contratados foram aprovados no Concurso Público nº 01/2014, de 22 de julho de 2014.

Os trinta agentes de endemias reforçarão os trabalhos que são executados pela prefeitura, tendo em vista o aumento do risco de doenças própria do período de inverno, como a dengue, quando as águas acumuladas em recipientes, pneus jogados fora e garrafas lançadas em terrenos baldios servem de locais de desova para o mosquito Aedes Aegipty.

A prefeitura está contratando dois cirurgiões dentistas e um técnico em saúde bucal, que vão garantir o atendimento à população. Também estão sendo contratados técnico em eletrocardiograma, biólogo, biomédico, enfermeiro, gestor em saúde pública, dentre outros profissionais.

A prefeita quer otimizar os recursos que serão economizados com a redução do tamanho da máquina pública municipal, que serão aplicados na melhoria dos serviços ofertados à população. A proposta de reforma administrativa enviada à Câmara Municipal extingue 132 cargos comissionados e extingue algumas secretarias.

A reforma

Entre as novidades da reforma há a Zeladoria da cidade, que engloba os serviços da SEMSUR, iluminação pública e operação tapa-buracos. A SEMEIA terá em sua estrutura a Unidade de Tratamento de Resíduos Sólidos (UTRE), de responsabilidade da SEMSUR.

De acordo com a proposta de reforma, a secretaria de Assistência Social vai incorporar as secretarias de Direitos Humanos, da Juventude, da Mulher e da Igualdade Racial.

A nova secretaria Municipal de Gestão Administrativa e Tecnológica da Informação (SEGATI) incluirá a gestão administrativa, gestão de pessoas e tecnologia da informação e comunicação.

A Secretaria Municipal de Infraestrutura e Mobilidade Urbana englobará infraestrutura, mobilidade urbana, obras públicas, licenciamento em obras e terá sob sua responsabilidade, o Plano Diretor, a regularização fundiária, gestão territorial, fiscalização integrada e gestão de espaços públicos.

Só elogios

A proposta de reforma administrativa apresentada pela prefeita foi recebida com elogios pelo conjunto da sociedade e até mesmo por parlamentares de oposição à atual gestão administrativa municipal.

A vereadora Lene Petecão, por exemplo, disse que a atitude de Socorro Neri foi de muita coragem e determinação, e que resultará em mais benefícios para a população do município.

O autônomo Dirceu de Moura Souza, morador do bairro Wanderley Dantas, também defendeu a medida proposta pela prefeita. “Com certeza esse dinheiro que era gasto agora vai beneficiar o povo, principalmente o mais pobre, que é quem mais precisa”, enfatizou.

Os convocados (aprovados em concurso público)

Cirurgião dentista

– Luciana Viana Doimo

– Ana Bessa Muniz

Cirurgião dentista protesista

– Claudia Teixeira Vieira

Enfermeiro

– Érica Lima da Mota

Gestor em Saúde Pública:

– Elaine Cristhinne Morais do Nascimento

Psicólogo

– Selivani Henrique da silva

– Katia Freitas da silva

– Verônica dos santos paiva

– Luana Cristine Gonçalves Vasconcelos de Souza

– Amanda pena perdigão Pinheiro

– Gleiciane Miranda Alves

– Anabeklle Freitas de Lima

– Hanna Izabel Ferreira Março

PUBLICIDADE
logo-contil-1.png

Anuncie (Publicidade)

© 2023 ContilNet Notícias – Todos os direitos reservados. Desenvolvido e hospedado por TupaHost