Celulares irregulares serão bloqueados a partir deste sábado no Acre e outros nove estados

As operadoras de telefonia vão começar a bloquear celulares piratas em dez estados, incluindo o Acre, a partir deste sábado (8).

De acordo com a agência reguladora, a medida visa combater o uso de celulares falsificados ou com IMEI adulterado, clonado ou outras formas de fraude. A medida também busca inibir a comercialização de aparelhos não homologados no país.

O IMEI (do inglês International Mobile Equipment Identity) é o número de identificação do celular. É um código composto por 15 números que permite identificar a marca e modelo do aparelho.

Celulares começarão a ser bloqueados a partir deste sábado/Foto: reprodução

Para saber se o número de IMEI é legal, basta discar *#06#. Se a numeração coincidir com o que aparece na caixa do aparelho, o celular é regular. Caso contrário, há uma grande chance de o aparelho ser irregular.

A nova regra não vale para os celulares habilitados antes do dia 23 de setembro, mesmo os irregulares, que só serão bloqueados se o dono tentar trocar o número do aparelho.

A partir de 7 de janeiro de 2019, a agência começa a última fase do programa. As mensagens de bloqueio de celulares irregulares serão enviadas para todos os estados ainda não atendidos. Os aparelhos passarão a ser bloqueados em março.

Com informações do Jornal Nacional

PUBLICIDADE
logo-contil-1.png

Anuncie (Publicidade)

© 2023 ContilNet Notícias – Todos os direitos reservados. Desenvolvido e hospedado por TupaHost