Vereador diz que médicos brasileiros não querem trabalhar no interior por falta de estrutura

O vereador de Rio Branco Emerson Jarude (Sem Partido), usou a tribuna da Câmara Municipal na manhã desta terça-feira (20), para fazer duras críticas à situação da saúde pública no Brasil. Segundo o político, a saída dos médicos cubanos causará um colapso, tendo em vista que os médicos brasileiros, formados na América do Sul, não querem exercer a profissão nos municípios do interior do Estado.

Segundo o parlamentar, a recusa dos médicos em atuarem em cidades pequenas e afastadas da capital se deve à falta de estrutura para que os profissionais possam salvar vidas. “Temos que verificar o porque do médico brasileiro não querer ir ao interior, e cito meu irmão, que se formou, recebeu uma oferta do governo pra ganhar R$ 20 mil mensais para trabalhar no interior, ficou três meses e veio embora pela falta de estrutura. Não tinha gazes para fazer curativos”, ressaltou.

Vereador Emerson Jarude: “O problema da saúde não é dos cubanos, é do Brasil”/Foto: Reprodução

A solução proposta por Jarude é parar de desviar recursos e aplicar na saúde. “A questão não é os cubanos, o problema é o Brasil. Temos que parar de desviar R$ 200 milhões em corrupção e investir na saúde”, destacou. Emerson fez questão de frisar, que a culpa da saída dos profissionais não é do presidente eleito Jair Bolsonaro (PSL).

O vereador disse que, em 2017, os médicos de Cuba entraram na justiça requerendo seus salários de forma integral, pois a maior parte era repassado ao país. “Não vejo problemas de o Bolsonaro exigir as medidas, como salário integral aos médicos e o direito de eles trazerem suas famílias. Acho essa medida dele plausível”, enfatizou.

PUBLICIDADE
logo-contil-1.png

Anuncie (Publicidade)

© 2023 ContilNet Notícias – Todos os direitos reservados. Desenvolvido e hospedado por TupaHost

Vereador diz que médicos brasileiros não querem trabalhar no interior por falta de estrutura