20 de abril de 2024

Usar Facebook por meia hora reduz depressão, diz estudo

Passar menos tempo nas redes sociais pode influenciar positivamente o bem-estar, evitando a depressão e outros problemas de saúde mental. Essa foi a conclusão de um estudo realizado na Universidade da Pensilvânia, nos Estados Unidos, e divulgado na publicação científica Journal of Social and Clinical Psychology. Apesar de não ser a primeira análise com a temática, a publicação é pioneira em mostrar uma relação de causa e efeito entre o uso das redes sociais e esses problemas.

A pesquisa observou 143 estudantes do ensino superior por dois semestres. Eles foram divididos em dois grupos: um podia usar nas redes sociais como quisesse, enquanto outro era limitado a 30 minutos diários de acesso. Por meio de entrevistas com os participantes, a análise constatou que os alunos que passaram menos tempo nas redes sociais apresentavam melhoria de humor e saúde.

O grupo orientado a passar menos tempo nas redes podia acessar o Facebook, Instagram e Snapchat apenas por 30 minutos diários, sendo 10 minutos para cada plataforma. Enquanto isso, o segundo grupo, chamado de “controle”, teve permissão para continuar utilizando as mídias sociais da maneira habitual.

Instagram e Facebook, redes sociais/Foto: Nicolly Vimercate/TechTudo

Após três semanas, os participantes foram questionados sobre uma série de atributos, como depressão, solidão, ansiedade e autoestima. As respostas dos alunos embasaram a conclusão do estudo, como detalha a psicóloga Melissa Hunt em entrevista à Science Daily: “Usar menos mídia social do que você normalmente levaria a reduções significativas tanto na depressão quanto na solidão. Esses efeitos são particularmente pronunciados para as pessoas que estavam mais deprimidas quando entraram no estudo”.

Enquanto os alunos que reduziram o tempo nas redes sociais perceberam melhoras no humor, nada mudou para os estudantes que ficaram no grupo de “controle”. Inclusive, pessoas que iniciaram o experimento com depressão clínica moderada perceberam abrandamento dos sintomas no período de redução. O texto científico mostra que, apesar de terem sido criadas para conectar usuários e gerar interação, as redes sociais, se utilizadas por muito tempo, podem ser prejudiciais a saúde.

PUBLICIDADE
logo-contil-1.png

Anuncie (Publicidade)

© 2023 ContilNet Notícias – Todos os direitos reservados. Desenvolvido e hospedado por TupaHost