20 de abril de 2024

Socorro Neri participa da abertura do 9º Congresso Internacional de Saúde da Criança e Adolescente na Ufac

Na condição de convidada especial, a prefeita de Rio Branco, Socorro Neri, participou na noite desta quinta-feira (23) da abertura do IX Congresso Internacional de Saúde da Criança e Adolescente no Teatro Universitário da Universidade Federal do Acre (Ufac). Estiveram presentes a vice-governadora do Acre, Nazareth Araújo; a reitora da Ufac, Guida Aquino; Júlio Pereira e Luis Carlos de Abreu, coordenadores do evento, além de vários outros representantes de instituições participantes, como o prefeito de Cruzeiro do Sul, Ilderlei Cordeiro.

“É uma honra para Rio Branco sediar um evento desta magnitude”, disse Socorro Neri ao dar as boas vindas aos participantes. Ela destacou o intenso trabalho da Ufac em promover grandes eventos e desejou a todos uma boa temporada de conhecimento. De sua parte, a reitora Guida Aquino reafirmou suas convicções em uma universidade pública, gratuita e de alta qualidade acadêmica, destacando que a Ufac está entre as melhores da Região Norte.

A vice-governadora Nazareth Araújo também agradeceu a todos, destacando o legado que o governo de Tião Viana, a quem representava no CISCA, deixou para a saúde de crianças e adolescentes, como a redução da mortalidade infantil e o avanço do atendimento médico.

Crianças e adolescentes do Conservatório Musical do Vale do Juruá, projeto do Ministério Público do Estado do Acre, em parceria com o Exército Brasileiro e o Poder Judiciário, fizeram uma apresentação que emocionou a prefeita e os demais presentes. Socorro Neri também conheceu pessoalmente o médico geneticista e pediatra, professor doutor Zan Mustacchi, a maior autoridade mundial em Síndrome de Down, que por seu trabalho recebe prêmios internacionais.

Socorro Neri assistiu as palestras magnas proferidas pelos professores doutores Eduardo Siqueira, da Universidade de Massachusetts, e Khalifa Elmusharaf , PhD na Universidade de Limerick, na Irlanda.

Esta é a segunda vez que o CISCA ocorre fora do estado de São Paulo. Em 2016 foi realizado em Vitória, capital do Espírito Santo. Este ano, em Rio Branco, o evento conta com mais de 1,7 mil inscritos de vários países e de diferentes Estados brasileiros. O congresso é realizado em parceria com o Governo do Estado do Acre, Universidade Federal do Acre, USP e outras instituições, e ocorre de 22 a 25 de novembro, na UFAC.

De acordo com Júlio Pereira, presidente do 9º CISCA, o congresso visa promover discussões acerca do crescimento e desenvolvimento de crianças e adolescentes em nosso meio, bem como aproximar os pesquisadores, educadores e iniciantes à pesquisa e educação nesta área, com a finalidade de melhor acompanhar esse período crítico do ser humano. Visa também promover interação entre a equipe multidisciplinar e focar em objetivos de curto prazo na saúde da criança e adolescente, além de produzir e disseminar conhecimento, por meio da educação continuada, contribuindo para a melhoria das condições de saúde da população e para a formulação de políticas públicas.

O evento conta com uma vasta programação e diversidade de simpósios que vem a acrescentar no cenário da saúde pública, além de contribuir significativamente com o desenvolvimento científico no estado do Acre. A organização destacou a importância da realização do evento na região Norte, com palestrantes de diversas universidades do mundo, o que enriquece o debate na área da saúde pública, com ênfase na saúde da criança e do adolescente.

PUBLICIDADE
logo-contil-1.png

Anuncie (Publicidade)

© 2023 ContilNet Notícias – Todos os direitos reservados. Desenvolvido e hospedado por TupaHost