25 de abril de 2024

Prefeitura planeja campanha de conscientização para limpeza e cercamento de terrenos baldios

A Prefeitura de Rio Branco iniciará nos próximos dias uma nova campanha educativa com o objetivo de conscientizar os proprietários quanto a importância de manter terrenos baldios limpos e cercados. A ação foi definida nesta quinta-feira (22) durante reunião de grupo multidisciplinar formado por representantes das secretarias de Meio Ambiente (Semeia), Serviços Urbanos (Semsur), da Cidade, Procuradoria Jurídica (Projuri), Finanças (Sefin) e Saúde (Semsa).

“São espaços que, no verão, são propícios a focos de incêndio e no inverno, proliferação de doenças. Nossa maior preocupação agora é  combater a infestação do Aedes aegypti, prevenir e combater a dengue, Zika, Chikungunya e outras doenças”, disse a procuradora do município, Márcia Alódio.

Além da campanha que será veiculada no meios oficiais e veículos de comunicação, outra medida será o contato direto, via telefone e correio eletrônico, por exemplo, com o objetivo de orientar os proprietários de terrenos baldios que constam no cadastro do município. Conforme banco de dados da Secretaria da Cidade, em Rio Branco há 153 terrenos ociosos na área central tomados pelo mato.

Reunião na SEPLAN/Foto: Fagner Delgado

A procuradora Márcia Alódio lembra que todas as medidas encontram respaldo na legislação vigente – Código Municipal de Postura e Lei Municipal nº 1623 de 29 de dezembro de 2006 – “A legislação nos garante inclusive aplicação de sanções, mas esse não é o nosso objetivo maior. Esperamos mesmo contar com a parceria dos cidadãos para manter nossa cidade limpa e livre de doenças”.

O secretário de Serviços Urbanos, Kellyton Carvalho, destaca a importância do envolvimento da população, especialmente no que se refere às ações de prevenção e combate à doenças. “Todos os dias nossas equipes estão nas ruas fazendo a limpeza dos bairros, vias públicas, praças, parques, córregos, redes de drenagem e coleta de lixo. A população pode ajudar, mantendo seus quintais e terrenos limpos”.

Disque Denúncia

A campanha educativa potencializa um trabalho diário que já vem sendo feito ao longo dos anos. O disque denúncia da Secretaria de Saúde continua ativo. O cidadão que se sentir prejudicado por causa de um terreno baldio no entorno de sua casa pode acionar o Poder Público por meio do telefone 3224-4269. Para completar a denúncia é necessário fornecer o endereço completo do imóvel em questão. A identidade do denunciante será preservada.

PUBLICIDADE
logo-contil-1.png

Anuncie (Publicidade)

© 2023 ContilNet Notícias – Todos os direitos reservados. Desenvolvido e hospedado por TupaHost