18 de abril de 2024

Prefeitura de Sena Madureira realiza grande ação de combate ao mosquito da dengue

A Prefeitura de Sena Madureira realizou, nesta quarta-feira (7), uma grande ação de combate à proliferação do mosquito Aedes aegypti, na região do bairro Bom Sucesso. A iniciativa constitui um grande mutirão de limpeza e ações integradas de conscientização da população sobre o assunto, seguindo determinação do prefeito Mazinho Serafim (MDB) e do seu vice, Gilberto Lira.

Foram realizadas visitas domiciliares, atividades educativas e vistorias em estabelecimentos/Foto: Ascom

O Bom Sucesso foi o primeiro bairro a receber as atividades de combate ao Aedes aegypti, nessa grande mobilização realizada pela Prefeitura de Sena Madureira e que se estenderá por outros bairros do município. A ação está sendo articulada com a participação de diversas secretarias e órgãos municipais, que desenvolvem atividades integradas voltadas ao combate do mosquito, visando a redução dos casos de dengue, febre Chikungunya e Zika vírus na cidade.

Presente no mutirão, o gerente da Vigilância Sanitária, Jeocundo Assis, destacou a importância da colaboração dos moradores na manutenção da limpeza do bairro. “Hoje nós estamos com uma ação concentrada de diversos serviços da Prefeitura por orientação do prefeito Mazinho e do secretário de Saúde, Daniel Herculano. No que tange à limpeza urbana, é muito importante que os moradores respeitem os dias e horários da coleta domiciliar no bairro, descartando seu lixo doméstico apenas nos dias de passagem do caminhão de coleta, evitando, assim, a exposição por tempo desnecessário do seu resíduo, pois isto traz uma série de problemas, inclusive, de saúde pública”, observou.

Mutirão aconteceu nesta quarta-feira (7)/Foto: Ascom

Agentes da Secretaria Municipal de Saúde realizaram visitas domiciliares, orientando sobre as condutas preventivas e inspecionando os imóveis, com atenção especial aos recipientes que acumulam água, identificação de criadouros do mosquito e aplicação de larvicidas para eliminação dos focos do inseto.

Jeocundo destacou, ainda, o aspecto do trabalho realizado pela Prefeitura no combate ao Aedes aegypti. “Identificamos os pontos de maior incidência do problema e estamos intensificando o trabalho de campo nesses locais para combater o problema exatamente nessas áreas mais suscetíveis, focando na limpeza, nas visitas domiciliares e na conscientização da população. Os resultados esperados são os melhores possíveis, pois nosso objetivo é baixar, em toda cidade, esse índice de infestação, realizando ações práticas e de conscientização da sociedade”, afirmou.

Além da equipe da Secretaria de Saúde, estiveram presentes os vereadores Dos Anjos, Tom, Boa Ideia e o médico da Unidade de Saúde, Dr. José Hassem Hall Neto.

Para finalizar, Jeocundo falou da parceria com o Ministério Público em Sena Madureira, onde os proprietários de terrenos baldios serão notificados, caso não haja limpeza.

“Os proprietários que não realizarem a limpeza dos terrenos baldios serão notificados, aberto processo administrativo sanitário e encaminhado ao Ministério Público para ser tomado as medidas cabíveis”.

PUBLICIDADE
logo-contil-1.png

Anuncie (Publicidade)

© 2023 ContilNet Notícias – Todos os direitos reservados. Desenvolvido e hospedado por TupaHost