19 de abril de 2024

Prefeitura de Rio Branco homenageia médicos cubanos que atuaram no município

Em evento no auditório da Prefeitura nesta quarta-feira,21, a prefeita de Rio Branco, Socorro Neri, homenageou os 15 médicos cubanos que atuaram nas unidades de saúde do município por meio do Programa Mais Médicos, e que vão retornar ao seu pais de origem.

A prefeita entregou aos médicos um Certificado de Reconhecimento e agradecimento pela dedicação e profissionalismo no desempenho de suas funções junto ao Município de Rio Branco. “Com os médicos cubanos aprendemos sobre dedicação e alteridade e só temos que agradecer, além de desejar boa sorte a eles, que com certeza, onde forem vão exercer sua profissão com muita dignidade como aqui fizeram”.

Prefeita Socorro Neri agradece a médicos cubanos do Programa Mais Médicos/Foto: Fagner Delgado

Em nome dos homenageados, a médica Beisabeth Sanches Perez agradeceu à Prefeitura pelas boas condições de trabalho garantidas a ela e aos colegas e pela emocionante despedida.     “Levamos o Acre e os acreanos em nossos corações. Aqui sempre fomos respeitados e tivemos as melhores condições possíveis para desenvolver nosso trabalho e atender bem a população”, relatou a médica.

Beisabeth Sanches Perez/Foto: Fagner Delgado

O secretário municipal de saúde, Oteniel Almeida, lembrou que o trabalho de uma médica cubana em unidade de saúde do Taquari, Dra. Belkis, exemplifica a atuação dos cubanos em Rio Branco. “Na alagação de 2015, Dra. Belkis ficou dentro do bairro andando em barcos para atender o que ela chamava de família. Quando ela teve oportunidade de ir para o abrigo na Expoacre ela disse que não iria e ficou 45 dias no bairro alagado atendendo as pessoas que lá permaneceram. Esse é o compromisso de fato do médico com seu juramento e a população e por isso tudo só temos a agradecer”.

Criado em 2013 pela ex – presidente Dilma Rousseff, o programa Mais Médicos    supriu o déficit do recurso humano médico no Sistema Único de Saúde (SUS), notadamente nas regiões mais vulneráveis do Brasil, no âmbito da Atenção Básica, sendo uma estratégia para viabilizar a garantia mínima de pelo menos um profissional médico em cada município do Brasil e a ampliação da cobertura médica.

Os médicos homenageados foram: Belkis González Pérez, Alaíde Duran Sosa,Beisabeth Sanchez Pérez, Ernesto Veita Salazar, Onel Acosta, Aurora Margarita Matos Lima,Ebert Eusebio Leon Martinez, Juan Carlos Martin Garcia, Josué Martínez Tellez, Orlando Manuel Leyva Leyva, Maray Sáez Avalo, Eliandris  Zayas Despaigne E Daimi Navarro Chaviano, Henry López Perez, Isabel Rodriguez.

O Ministério da Saúde lançou no dia 20.11 novo edital de seleção para o programa e os novos profissionais estarão compondo as equipes a partir de 06 de dezembro.

PUBLICIDADE
logo-contil-1.png

Anuncie (Publicidade)

© 2023 ContilNet Notícias – Todos os direitos reservados. Desenvolvido e hospedado por TupaHost