Opinião: “A puberdade está começando mais cedo?”

O mundo parece ter mais pressa para tudo. As vinte e quatro horas de um dia parecem insuficientes ante tantas atividades — sejam elas de estudo, de trabalho ou de lazer- que “precisam” ser executadas.

Perdeu-se a capacidade de saber esperar. Todos querem tudo imediatamente. Neste cenário, não é de estranhar que a puberdade esteja se antecipando e chegando mais cedo para muitas meninas que, mais precocemente, estão desenvolvendo suas características sexuais secundárias. O desenvolvimento mamário e os pelos pubianos estão surgindo mais cedo e progressivamente a menina vai se transformando em uma moça que — também mais cedo — irá apresentar sua primeira menstruação.

A puberdade normalmente se inicia a partir de 8 anos de idade. No entanto, um estudo recentemente publicado nos Estados Unidos observou que 15% das meninas com 7 anos de idade já estava em puberdade. Aos 8 anos de idade este número aumentou para 25%.

Por quais razões a puberdade está chegando mais precocemente, fazendo com que as meninas menstruem mais cedo? Isso seria uma vantagem ou uma desvantagem?

Importante saber que não existe uma única causa que explique, de forma segura e confiável, as razões pelas quais isto está acontecendo.

No entanto, especialistas apontam que a alimentação e o estilo de vida contemporâneos podem ter um papel causal relevante. É sabido que vivemos uma era em que crianças e adolescentes estão com índices alarmantes de sobrepeso e obesidade. A alimentação inadequada, com alto teor calórico, o estilo de vida mais sedentário e a diminuição das horas de sono são comuns nas crianças e adolescentes e isto tudo promove o excesso de peso.

Sabemos que as células de gordura podem produzir o estrogênio, que é o hormônio sexual feminino. Meninas com excesso de gordura corpórea, portanto, podem ter a produção de estrogênio aumentada precocemente. Resultado: características pubertárias como desenvolvimento do tecido mamário, dos pelos pubianos e subsequentemente a menstruação, surgem mais cedo.

Menstruar mais cedo parece não ser uma vantagem, pois estudos observaram que a menstruação precoce se relacionou à maior incidência de câncer de mama.

O mundo contemporâneo, portanto, facilita a nossa vida, por um lado, e por outro produz fatores complicadores e de maior risco para a saúde. Por incrível que pareça, as três dicas de ouro para uma melhor qualidade de vida em todas as idades ainda estão valendo: comer saudável, praticar exercícios e dormir bem.

Ana Escobar é colunista, médica pediatra e professora de medicina na Universidade de São Paulo (USP).

PUBLICIDADE
logo-contil-1.png

Anuncie (Publicidade)

© 2023 ContilNet Notícias – Todos os direitos reservados. Desenvolvido e hospedado por TupaHost

Opinião: “A puberdade está começando mais cedo?”