Mestre da Ufac descobre nova espécie de serpente do cerrado

A herpetóloga goiana Daniella de França descobriu uma nova espécie de serpente do bioma Cerrado, ainda não descrita pela ciência. Daniella é Mestra (M.Sc.) em Ecologia e Manejo de Recursos Naturais pela Universidade Federal do Acre (UFAC)

De acordo com jornais goianos, o artigo que anuncia a descoberta foi publicado em inglês sob o título “A new species of Apostolepis (Serpentes, Dipsadidae, Elapomophini) from the Cerrado of Central Brazil”, assinado por Daniella de França e por herpetólogos parceiros, na revista científica Zootaxa, número 4521, volume 4, páginas 539 a 552.

Bióloga e Mestra em Ecologia, Daniella de França/ Foto: Reprodução

A descoberta se deu durante o estudo que a bióloga desenvolveu para sua Tese de doutoramento pela Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (Unesp Rio Claro) no Museu de Zoologia da Universidade de São Paulo (USP), intitulada “Revisão Taxonômica do Gênero Apostolepis”, que contou com a parceria dos herpetólogos Fausto Erritto Barbo, Helder Silva, Nelson Jorge Silva-Junior e Hussam Zaher.

Reprodução

A herpetologia é o ramo da zoologia que se dedica ao estudo dos répteis (serpentes, crocodilos, jacarés, lagartos, quelônios) e anfíbios (sapos, rãs, salamandras e “cobra cegas”).