18 de abril de 2024

Fundação Garibaldi Brasil lança edital de Cultura de Paz para atividades artísticas

Com objetivo de democratizar e ampliar o acesso à cultura, a Prefeitura de Rio Branco, por meio da Fundação Garibaldi Brasil (FGB) lançou nesta quarta-feira (31), por meio do Diário Oficial, o Edital de Chamamento Público para o Projeto Cultura de Paz.

A iniciativa é possível graças à emenda parlamentar de autoria do deputado federal Angelim, e visa fomentar a circulação, a produção artística local, promover os direitos humanos por meio da arte, bem como a interação entre as várias linguagens e segmentos artísticos. As inscrições estarão abertas entre os dias 06 e 23 de novembro de 2018.

A proposta é que pessoas jurídicas realizem dez ocupações artísticas em dois espaços públicos da cidade, sendo cinco ocupações no Cacimbão da Capoeira e outras cinco no Centro Cultural Lydia Hammes, numa parceria entre a FGB, o Ministério da Cultura e os proponentes contratados. O investimento total será de R$ 50 mil, sendo R$ 5 mil para cada projeto.

Os eventos deverão ter cinco horas corridas, sendo duas horas de responsabilidade da gestão de cultura municipal, que promoverá debates, rodas de conversas, mostras audiovisuais, interação com o público, além da condução do cerimonial, com dois apresentadores. As outras três horas deverão ser de programação artística de responsabilidade do proponente.

Além disso, os projetos deverão estar encaixados em um dos seguintes temas: empoderamento da mulher, dos negros ou dos povos da floresta (seringueiros, indígenas, extrativistas e ribeirinhos), direitos LGBT e juventude.

“O Edital foi pensado no conceito de Cultura de Paz, que está no cerne das diretrizes da Unesco, sendo fundamental para a construção de uma sociedade onde o respeito às diferenças, a valorização da cidadania e a promoção dos direitos humanos são fundamentais para o desenvolvimento qualitativo da sociedade, tendo a cultura como principal ferramenta de ação e ressignificação dos espaços urbanos e centros culturais de nossa cidade”, destaca o presidente da FGB, Sérgio de Carvalho.

PUBLICIDADE
logo-contil-1.png

Anuncie (Publicidade)

© 2023 ContilNet Notícias – Todos os direitos reservados. Desenvolvido e hospedado por TupaHost