19 de abril de 2024

Friale prevê transbordamento do Rio Juruá neste final de semana; alerta de temporais no AC

O nível do rio Juruá, em Cruzeiro do Sul, atingiu a marca 12,85m na tarde desta sexta-feira (23) faltando apenas 15 centímetros para chegar à cota de transbordamento que é de 13 metros, o que deverá ocorrer neste sábado (24). O alerta é do pesquisador Davi Friale.

Ainda de acordo com ele, a situação pode se agravar na próxima semana “deverão ocorrer chuvas intensas em todo o vale do Juruá”, destacou.

Rio Juruá/Foto: reprodução

Segundo Friale, as águas do Rio acre também devem subir durante o final de semana. Em Rio Branco, o manancial marcava 6,40 m na tarde desta sexta-feira e deverá chegar próximo de 7 metros até domingo (25).

“Na próxima semana, todos os rios do Acre, de Rondônia do sul e oeste do Amazonas, das planícies da Bolívia e da região de selva do Peru deverão sofrer rápida elevação dos seus níveis, sendo que, alguns, poderão transbordar”, afirmou Friale.

Chuvas no final de semana

Segundo Friale, o tempo estará extremamente instável e severo, com chuvas intensas, neste fim de semana e durante toda a próxima semana. “Neste fim de semana, poderão ocorrer temporais com chuvas fortes, raios, ventanias e queda pontual de granizo em vários pontos da região”, alertou,

A boa notícia fica por conta das temperaturas, ele promete que o calor dará uma trégua. “temperatura fica amena, principalmente neste domingo e na segunda-feira, com máximas inferiores a 26ºC no Acre e proximidades”.

PUBLICIDADE
logo-contil-1.png

Anuncie (Publicidade)

© 2023 ContilNet Notícias – Todos os direitos reservados. Desenvolvido e hospedado por TupaHost