18 de abril de 2024

Dia Nacional da Onça-Pintada: 10 coisas que você precisa saber sobre o maior felino das Américas

O calendário nacional ganhou, neste ano, uma nova data comemorativa: o Dia Nacional da Onça-Pintada, que acontece nesta quinta-feira, 29 de novembro. Instituída por uma portaria do Ministério do Meio Ambiente (MMA), a data passa, agora, a prestar homenagem à espécie que é símbolo da biodiversidade nacional.

Para entrar no clima, o Instituto Mamirauá, uma organização social de pesquisa e desenvolvimento sustentável atuante no Amazonas, lista dez fatos que você (talvez) não saiba sobre o maior felino das Américas.

1) Dos felídeos, o 3º maior do mundo

A onça é um animal típico do continente americano — Foto: Brandi Jô Petrônio

A onça é um animal típico do continente americano. A atual distribuição geográfica da espécie se estende do México, pela maior parte da América Central e América do Sul, até o Paraguai e o norte da Argentina.

Da grande família biológica dos felídeos, a onça é a terceira maior espécie do mundo, atrás apenas do tigre e do leão. E nas Américas, a onça-pintada reina absoluta como o maior felino da região.

2) A onça-preta também é uma onça-pintada

As onças pretas também são onças-pintadas — Foto: André Dib

É isso mesmo: as onças-pretas também são onças-pintadas. É um caso de melanismo, que acontece quando um animal tem uma grande concentração do pigmento chamado melanina na pele, o que dá o tom escuro à pelagem.

As onças-pretas são raras, representando cerca de 6% de toda população da espécie. Com a ajuda de câmeras noturnas, é possível enxergar as pintas de uma onça-preta.

3) Na Amazônia, onças-pintadas vivem no topo das árvores

Quando o rio sobe e cobre as florestas, as onças-pintadas ficam assim, nos galhos de árvores como o apuí — Foto: Emiliano Ramalho

Se as onças-pintadas já são, naturalmente, animais únicos e impressionantes, a vida nas matas de várzea da Amazônia faz delas ainda mais diferentes. Por conta do sobe e desce do nível dos rios, as onças de lá apresentam um comportamento que, dentro da espécie, não é visto em nenhum outro lugar.

Durante a época de cheia, quando os rios transbordam seus limites e enchem as florestas com água, os felinos buscam as partes mais altas das árvores para morar. Todo esse processo se repete anualmente e pode durar até seis meses.

“Esse é um comportamento inédito para grandes felinos, que precisam de grandes quantidades de alimento todos os dias para sobreviver e que até agora eram considerados terrestres”, afirmou o pesquisador Emiliano Esterci Ramalho, responsável pelo Projeto Iauaretê, desenvolvido desde 2004 pelo Instituto Mamirauá, com o objetivo de estudar a ecologia e promover a conservação da onça-pintada na várzea amazônica.

4) Reserva Mamirauá tem uma das maiores densidades de onças no planeta

Pesquisadores do Instituto Mamirauá registraram uma onça na Reserva interagindo com os equipamentos — Foto: Divulgação Instituto Mamirauá

A grande quantidade e oferta de presas, aliada ao estado de conservação da Reserva Mamirauá, permite que essa unidade de conservação localizada no centro do estado do Amazonas abrigue uma alta densidade de onças-pintadas. Levantamentos feitos pelo Instituto Mamirauá nos últimos anos estimaram uma concentração de mais de 10 onças/100 km² na reserva. É a mais alta densidade de onças registrada no mundo.

Um dos métodos para estimar a população de onças é o uso de armadilhas fotográficas. Pesquisadores do Instituto Mamirauá já registraram uma onça na Reserva Mamirauá até brincando com os equipamentos.

5) Seres humanos não estão na dieta das onças

Não tenha medo! Apesar da (má) fama, as onças-pintadas evitam contato com o ser humano — Foto: João Cunha

Não tenha medo! Apesar da (má) fama, as onças-pintadas evitam contato com o ser humano. São raros os registros de ataque de onças à nossa espécie, isso pode acontecer quando a onça se sente ameaçada ou quando tenta proteger os filhotes ou o próprio alimento (como uma caça recém-abatida).

6) Preguiças e macacos guariba são uns dos alimentos preferidos na floresta amazônica

Preguiças e macacos guariba (foto) estão entre alimentos preferidos na floresta amazônica — Foto: Anamélia de Souza Jesus

Falando em dieta… A onça-pintada encontra um cardápio farto e variado na Amazônia. Na Reserva Mamirauá, estado do Amazonas, o bicho-preguiça, o macaco guariba e o tamanduá-mirim estão entre os animais mais consumidos pelos felinos.

O jacaré-tinga e o jacaré-açu também entram na lista de espécies predadas por onças-pintadas na região. Os dados são do Grupo de Pesquisa Ecologia e Conservação de Felinos na Amazônia do Instituto Mamirauá.

7) As pintas de uma onça são únicas

O conjunto de pintas ou manchas em uma onça-pintada é único. — Foto: Amanda Lelis

O conjunto de pintas ou manchas em uma onça-pintada é único. É como a impressão digital nos dedos dos seres humanos: quando o assunto são as pintas, não existem duas onças iguais. Inclusive pesquisadores que investigam a espécie usam essa característica especial para identificar os animais.

8) Onças têm “pintinhas” dentro de cada pinta

A maioria das onças-pintadas têm essas manchas à mostra. Cada conjunto de manchas é único, como se fosse a impressão digital da onça. 8- A maioria das onças-pintadas têm essas manchas à mostra. Cada conjunto de manchas é único, como se fosse a impressão digital da onça. Crédito Brandi Jô Petrônio — Foto: Brandi Jô Petrônio

Pintas dentro de uma pinta. Assim são as pintas no tronco das onças-pintadas, e essa é uma diferença desse felino para o leopardo, que não tem tal característica. Uma maneira de diferenciar um leopardo de uma onça-pintada é olhando para as manchas nos troncos desses animais: só as onças têm as pintas com pintinhas menores dentro.

9) Elas se dão bem na água e nas alturas

Ágeis e com grande destreza, as onças sobem em árvores tanto para descansar como para abrigar-se ou caçar — Foto: Emiliano Ramalho

Ágeis e com grande destreza, as onças sobem em árvores tanto para descansar como para abrigar-se ou caçar. Elas também são excelentes nadadoras.

10) Solitárias, mas nem tanto

Onças-pintadas costumam viver sozinhas. Embora sejam animais solitários a maior parte do tempo, as onças podem ser vistas em grupos no período de reprodução ou no início da vida, quando os filhotes são cuidados pela mãe.

As onças podem ser vistas em grupos no período de reprodução ou no início da vida, quando os filhotes são cuidados pela mãe — Foto: Emiliano Ramalho

PUBLICIDADE
logo-contil-1.png

Anuncie (Publicidade)

© 2023 ContilNet Notícias – Todos os direitos reservados. Desenvolvido e hospedado por TupaHost