18 de abril de 2024

Ação de combate ao mosquito da dengue chega ao Novo Horizonte, em Rio Branco

A Prefeitura de Rio Branco, por meio das Secretarias de Saúde (Semsa) e de Serviços Urbanos (Semsur) realizou nesta quinta-feira (29) um “arrastão” contra o mosquito Aedes aegypti no bairro Novo Horizonte, na região da Floresta. A mobilização reuniu agentes comunitários, de endemias e educadores ambientais, os quais realizaram abordagens, distribuíram material informativo e fizeram tratamento da água de reservatórios ao nível do solo.

Ação de combate ao mosquito da dengue chega ao Novo Horizonte/Foto: Assis Lima

Na sede da Associação dos Moradores do Bairro Novo Horizonte, na Rua Padre Antônio, os agentes receberam informações sobre a mobilização e dali foram às visitas. “Nosso trabalho é de parceria com a Prefeitura, uma ação que sempre tivemos”, disse o presidente da Associação de Moradores do Bairro Novo Horizonte, Márcio Pereira. De acordo com o diretor de Endemias e Controle de Vetores da Secretaria de Saúde, José Ferreira Neto, o “Loro”, o Novo Horizonte apresenta taxa de 14,98% de infestação predial com larvas. “Fazemos os bairros inteiros, indo de casa em casa para conscientizar os moradores sobre os riscos do Aedes”, disse Loro.

A Semsa orienta as ações de acordo com o Levantamento Rápido de Índices para Aedes aegypti (Lira), que indica os bairros onde há infestações do mosquito. Além da educação ambiental, a Semsur mantém intensa ação de limpeza, capina, roçagem e remoção de entulhos. “Esse trabalho é muito importante. Deixa a gente alerta e consciente”, avaliou dona Raimunda da Silva, moradora do Novo Horizonte.

Semsa orienta as ações de acordo com o Levantamento Rápido de Índices para Aedes aegypti/Foto: Assis Lima

A diretora do Departamento de Vigilância Epidemiológica da Semsa, Socorro Martins, lembra que “no período do chuvoso, o risco de infestação do Aedes aumenta consideravelmente”.

O Dia D de combate ao mosquito será nesta sexta-feira (30), quando várias ações acontecem em todo o país.

PUBLICIDADE
logo-contil-1.png

Anuncie (Publicidade)

© 2023 ContilNet Notícias – Todos os direitos reservados. Desenvolvido e hospedado por TupaHost