Manoel Urbano e Santa Rosa do Purus não registram homicídios há mais de seis meses

O estado do Acre atualmente vem sofrendo com o preocupante aumento da criminalidade, principalmente em sua capital Rio Branco. Observa-se que, devido à atuação de facções criminosas, houve um aumento progressivo dos crimes contra a vida, principalmente homicídios em sua forma tentada e consumada.

Ações policiais têm garantido o baixo índice de violência nas duas cidades/Foto: Cedida

As cidades de Manoel Urbano e Santa Rosa do Purus, há aproximadamente um ano, vivenciava igual situação, tendo em 2017 um número expressivo de homicídios, tentativas de homicídios e lesões corporais graves, devido ao conflito entre facções criminosas.

Acontece que houve uma mudança significativa nesse quadro. Do início de 2018 até a presente data, as cidades de Manoel Urbano e Santa Rosa do Purus não registraram um homicídio sequer, além do mais, houve a diminuição em mais de 300% do número de tentativas de homicídios e lesões corporais graves.

O Delegado de Polícia Civil Samuel Mendes, responsável pela duas cidades atribui o resultado positivo à forte atuação das polícias Civil e Militar, destacando que “ diante do quadro preocupante em se encontravam as cidades de Manoel Urbano e Santa Rosa, ante a forte atuação de fações criminosas, foram traçadas estratégias de segurança entre os gestores locais, havendo, além da intensificação do policiamento ostensivo da Polícia Militar, um forte trabalho de investigação e inteligência da Polícia Civil que resultou em representações por mandados de prisões preventiva dos principais representantes das organizações criminosas na cidade.”

O Delegado de Polícia Civil Samuel Mendes, responsável pela duas cidades atribui o resultado positivo à forte atuação das polícias Civil e Militar/Foto: Cedida

“Com o líderes locais de facções presos, diminuíram de forma progressiva todos os índices de violência”, complementou o Delegado Mendes.

Atuação em Santa Rosa do Purus

Em Santa Rosa do Purus também houve forte atuação da Polícia, devendo ser destacado o quantitativo de operações policiais organizadas pela Polícia Civil, sob o comando do Delegado Samuel Mendes, onde após deferimento de mandados de busca e apreensão, ocorreram prisões por tráfico de drogas, organização criminosa e até por crimes contra a Administração Pública, onde um ex-funcionário da Prefeitura foi preso acusado de desviar mais de meio milhão de reais em verbas públicas.

Esforço pessoal

Manoel Urbano e Santa Rosa do Purus dispõe de Policiais devidamente comprometidos com a função. Apesar da limitação de recursos material e pessoal em que se encontram os órgãos de Segurança Pública, os profissionais ali atuantes não desanimam e estão sempre de prontidão, com o recursos que lhes são disponibilizados, para atender às demandas, agindo de forma preventiva e repressiva.

Operações da Polícia Civil buscam garantir a paz nos municípios/Foto: Cedida

O efetivo é pouco, os recursos materiais limitados, porém o desempenho, a proatividade e a força de vontade dos policiais têm sido o fator determinante para o alcance de resultados positivos para a população, sendo dignos de elogios.

PUBLICIDADE
logo-contil-1.png

Anuncie (Publicidade)

© 2023 ContilNet Notícias – Todos os direitos reservados. Desenvolvido e hospedado por TupaHost

Manoel Urbano e Santa Rosa do Purus não registram homicídios há mais de seis meses