24 de abril de 2024

Data Control mostra Gladson Cameli com 43,6% e Marcus Alexandre com 29%; Jorge Viana lidera ao Senado

Pesquisa realizada pelo instituto Data Control entre os dias 15 a 20 de julho mostra que o pré-candidato ao governo do Acre, Gladson Cameli (Progressistas), continua bem à frente do seu principal adversário, Marcus Alexandre (PT).

O estudo, que ouviu 1.500 pessoas nos municípios de Rio Branco, Cruzeiro do Sul, Sena Madureira, Tarauacá, Feijó, Brasileia e Xapuri, aponta Cameli com 43,6%, contra 29% de Marcus Alexandre – uma significativa diferença de quase 15 pontos percentuais em favor do oposicionista.

Cameli continua liderando pesquisas para o governo do Acre/Foto: Divulgação

De acordo ainda com o levantamento, o coronel Ulysses Araújo (PSL) vem logo atrás do petista, com 6% das intenções de voto, seguido de Janaína Furtado (2,2%), Lira Xapuri (0,5%) e Davi Hall (0,3%).

Os entrevistados que disseram não votar em nenhum dos nomes apresentados na sondagem, ou declararam que irão anular o voto, somam 11,7%. Não sabem ou não responderam 6,7%.

Jorge Viana continua na liderança

O Data Control também perguntou aos entrevistados em quem eles vão votar para o Senado da República. Na pesquisa estimulada (na qual os nomes dos candidatos são mostrados ao eleitor), o senador Jorge Viana (PT) aparece com 37,90% dos votos, seguido de Sérgio Petecão (PSD), com 36,90%, Marcio Bittar (MDB), com 29,60%, e Ney Amorim (PT), com 18,50%.

Viana é o primeiro colocado na corrida para o senado/Foto: Divulgação

A pesquisa do instituto mostra ainda um crescimento significativo do ex-reitor da Universidade Federal do Acre Minoro Kimpara (Rede), que figura com 10,40% da preferência do eleitorado. Em seguida aparecem Sanderson Moura (5,30%) e Paulo Pedraza (2%).

Somam 35% os que declararam preferir anular o voto e 35% os que dizem não votar em nenhum desses candidatos. Os que não sabem ou não quiseram responder totalizam 24,50%.

Bolsonaro lidera

A pesquisa sondou ainda a preferência dos eleitores para os nomes que aparecem na disputa pela Presidência da República. Jair Bolsonaro (PSL) ficou com 34,09%, seguido de Marina Silva (Rede), com 19,07%, Geraldo Alckmin (PSDB), 4,7%, Ciro Gomes (PDT), 2,9%, Fernando Color (PTC), 1,8%, Álvaro Dias (PV), 0,9%, Henrique Meireles (MDB), 0,5%, Fernando Haddad (PT), 0,5% e João Amoedo (Partido Novo), com 0,1%. A representante do PCdoB, Manoela D’Ávila, não pontuou na pesquisa do Data Control.

Os eleitores que afirmam preferir anular o voto somam 19%. Já os que não souberam ou não quiseram responder representam 15,1% do total.

A pesquisa foi registrada no Tribunal Regional Eleitoral do Acre sob o número AC-01692/2018

PUBLICIDADE
logo-contil-1.png

Anuncie (Publicidade)

© 2023 ContilNet Notícias – Todos os direitos reservados. Desenvolvido e hospedado por TupaHost