Personalidades do Iaco: Miracy Gomes de Freitas

Na sociedade atual começamos a nos acostumar a conhecer mulheres escritoras, pintoras, professoras, cientistas ou políticas. Algumas em profissões nas quais até poucos anos era impensável encontrar uma mulher que pudesse obter êxito e reconhecimento.

Para chegarmos onde estamos hoje, centenas de mulheres tiveram que demonstrar ser excepcionais para conquistar espaço e igualdade de direitos em um mundo profissional até então dominado pelos homens. Pequenas vitórias foram se avolumando com o tempo, mas as dificuldades não impediram seu desenvolvimento, mesmo que não linear.

Miracy relatou que lutou muito pela educação nos seringais na companhia do saudoso padre Paolino Baldassari.

Força e valentia são algumas das qualidades destas mulheres que estiveram no momento preciso fazendo a diferença na história de Sena Madureira. Este colunista bateu um papo com a ilustre Miracy Gomes e você acompanha tudo com exclusividade no portal ContilNet notícias.

Nascida em 1936 no bairro do Segundo Distrito, Miracy Gomes de Freitas foi um das pioneiras na luta pela alfabetização e educação no município de Sena Madureira. Ela foi peça principal na fundação da escola de Ensino Médio Dom Júlio Mattioli, um marco na história da educação municipal.

Filha do casal Felipe Gomes de Freitas e Amina Geber de Freitas, a senamadureirense também foi uma das primeiras mulheres a exercer a função de vereadora em sua cidade natal, lutando pelas famílias da zona rural e levando assistência aos menos favorecidos.

“Fui professora e diretora de escolas. Eu lutei e consegui os recursos para fundar a escola Dom Júlio Mattioli em Sena Madureira, no governo de Jorge Kalume. O governador ficava hospedado na minha casa, bati no gabinete dele e consegui a escola pra Sena. Em uma das suas visitas recebi o convite para ser inspetora de ensino em Rio Branco, daí fui embora pra Capital. Eu ainda dava aula, mesmo sendo diretora e inspetora, como estava atualizada eu repassava o máximo que podia nas classes, e ainda conseguia contratos na área da educação para o município de Sena.”

Miracy relatou que lutou muito pela educação nos seringais na companhia do saudoso padre Paolino Baldassari. “Ajudei muito as pessoas do seringal junto com o padre Paulino. O ensino era muito difícil naquela época, o padre Paolino selecionou sessentas professores para dar aula nos seringais, mas faltava material e dinheiro para pagar os professores, eu que corria atrás dessa ajuda, sem nem um mandato politico.”

Em umas dessas lutas, Miracy relatou sua ida à Secretária de Educação do Acre. “Cheguei na Secretária e já fui pedindo contrato para sessenta professores, eu já estava na casa paroquial dando aula de graça para essas pessoas, para que eles retornassem às escolas dos seringais e fossem dar aulas para crianças, jovens e adultos. Enviamos professores para o Macauã, Guanabara, Amapá, foram professores para todos os seringais do Iaco e do Purus.”

A convite de Kalume, Elias Mansour, Joaquim Macedo, Aguinaldo Chaves, Ulisses Modesto e outras lideranças políticas, Miracy Gomes ingressou na vida política do município pelo Partido Arena (Aliança Renovadora Nacional). Em sua primeira vitória como vereadora teve como prefeito o saudoso Aguinaldo Chaves, logo após ela se reelegeu pelo mesmo partido, tendo como prefeito Ulisses D’ávila Modesto.

Ativista nata, Miracy sempre teve fama de “valentona” e não levava desaforo pra casa, nem das autoridades e nem de seus amigos políticos. A ex-vereadora recordou de suas militâncias na época e dos ‘bate-boca’ nas sessões da Câmara: “Tinha uns vereadores de outras bases políticas que não gostavam de mim, eu era fogo, eu rebatia tudo!”

Miracy Gomes teve seus mandatos engajados na luta pelas melhorias na educação e combate à pobreza, ela também se destacou por sua atuação ao alfabetizar ribeirinhos, ensinando-lhes técnicas de ensino avançadas, visando sua inserção no mercado de trabalho.

Ela residiu na rua Padre Egídio, onde ainda moram alguns de seus familiares. Querida por muitos, Miracy relata que abrigava inúmeras pessoas dos seringais na sua residência. “Eles chegavam da zona rural e não tinham para onde ir, mas quando precisavam de ajuda eu abrigava na minha casa, que ficava lotada. Construí dois quartos, ficava tudo cheio, às vezes eu dividia a cama com a doméstica, para poder liberar o quarto dela para os carentes.”

Hoje Miracy reside na Capital, com 80 anos, é servidora aposentada federal e estadual, vive na companhia de sua família. No dia 29 de fevereiro do ano de 2017, a ilustre personalidade do Vale do Iaco festejará seus 81 anos, marcados por muitas histórias e um legado inesquecível.

 

MedClínica

A MedClínica foi criada pensando em satisfazer os desejos de homens e mulheres preocupados com a sua beleza e bem-estar, além de atender as suas necessidades trabalhando com o que há de mais avançado em técnicas e equipamentos para estética, equipe altamente qualificada e atendimento em ambiente reservado.

Só na MedClínica você tem o conforto para ter um momento especial de relaxamento enquanto realiza um tratamento para realçar ainda mais sua beleza.

 

Fim de ano é na Empório da Moda

Sob o comando da empresária Leuda Mendes, a Empório da Moda acabou de receber muitas novidades em roupas femininas e masculinas de marcas renomadas e exclusivas como: Lança Perfume, Melissa, Zinco, Morena Rosa e Dudalina.

Na linha feminina você encontra lindas blusas, calças, shorts, saias, sapatos, bolsas e acessórios, tudo para você arrasar na nova temporada. Para os homens você pode encontrar diversas opções em camisetas estampadas, bonés, bermudas entre outros.

Vale a pena passar por lá e conferir tudo de perto com a simpática equipe da loja formada por Leida Souza, Elisângela Meireles e Edilene Rodrigues. Avenida Brasil, n° 219, Centro. Telefone (68) 3612-4400.

 

?
?
PUBLICIDADE
logo-contil-1.png

Anuncie (Publicidade)

© 2023 ContilNet Notícias – Todos os direitos reservados. Desenvolvido e hospedado por TupaHost

Personalidades do Iaco: Miracy Gomes de Freitas