Cansados de esperar por negociações, servidores da saúde em Senador Guiomard decretam greve

grevesaudequinari

Servidora da Saúde do Quinari entram em greve

O que se prenunciava inevitável aconteceu. Os profissionais da saúde do município de Senador Guiomard, distante 22 km da capital, decidiram paralisar suas atividades e decretaram greve geral por tempo indeterminado.

Assessorados pelo Sindicato dos Trabalhadores em Saúde do Estado do Acre (Sinteasac), os servidores vinham tentando uma negociação salarial com o prefeito James Gomes (PP) desde o início do ano passado.

No começo do mês, chegaram a realizar um “apitaço”, tentando chamar a atenção e advertir a população sobre o que estava acontecendo.

Depois disso, o prefeito chegou a acenar com uma resposta e pediu mais tempo para que o contador da Secretaria Municipal de Finanças pudesse avaliar o impacto que o pretendido pelos servidores iria causar no orçamento.

Ao final do prazo, James Gomes reuniu os trabalhadores para dizer que não podia conceder nenhum reajuste esse ano, impedido pela Lei Eleitoral e a Lei de Responsabilidade Fiscal, uma vez que o município já havia atingido o limite de investimentos permitido para folha de pagamento de servidores.

Os trabalhadores ficaram indignados quando o prefeito propôs inserir os valores relativos a aumento na LDO de 2017 para ser liberado em 2018. Foi a gota d’água, já que os trabalhadores acreditam que James vinha procrastinando prazos para ganhar tempo e não havia demonstrado esforço em conter gastos em outros setores.

Revoltados, os trabalhadores entraram em greve e prometam o retorno ao trabalho mediante uma ação convincente da Prefeitura. “Chega de Promessas”. É a frase que mais se ouve nos corredores da sede da Prefeitura.

“Os gestores precisam respeitar os trabalhadores, usar nas negociações mais transparência e honestidade. Empregam os recursos públicos da forma que lhes convém e, na hora de aumentar a remuneração dos trabalhadores, alegam impedimento imposto pela Lei de Responsabilidade Fiscal. Nós trabalhadores não somos crianças e nem devemos ser tratados como se fôssemos algum tipo de retardados. Queremos e exigimos respeito”, disse o presidente da comissão administrativa do Sintesac, João Batista.

O secretário de Comunicação de Senador Guiomard, Gilberto Moura, disse que o prefeito foi procurado pelo sindicato e teria requirido um tempo para avaliação do requerimento.

“Ao entrar em contato com a Procuradoria Jurídica do Município, o prefeito foi orientado a não conceder o reajuste devido ao fato do prazo para tais alterações, que seria no dia 5 de abril, já ter sido ultrapassado. A partir daí o prefeito entregou a cópia do parecer ao sindicato, que não acatou a decisão e decidiu pela greve”, disse.

Com informações da assessoria do Sintesac.

PUBLICIDADE
logo-contil-1.png

Anuncie (Publicidade)

© 2023 ContilNet Notícias – Todos os direitos reservados. Desenvolvido e hospedado por TupaHost

Cansados de esperar por negociações, servidores da saúde em Senador Guiomard decretam greve