Adolescentes indígenas perambulam bêbados pelas ruas de Feijó; índio denunciará

Garotos indígenas são flagrados consumindo bebida alcoólica/Foto: Rádio FM Feijó

Garotos indígenas são flagrados consumindo bebida alcoólica/Foto: Rádio FM Feijó

Já virou rotina presenciar adolescentes indígenas bêbados pelas ruas do município de Feijó, distante de cerca de 300 quilômetros da capital Rio Branco. As fotos, feitas e divulgadas pelo site radiofmfeijo.com, mostram que índios, com a idade entre 12 e 14 anos, bebem cachaça, na beira de uma rua movimentada, no centro da cidade.

Os jovens ficam normalmente às margens do rio Envira, onde desembarcam juntamente com os pais e ficam perambulando pelas ruas. “É fácil eles comparem bebidas nos bares, onde a lei não é cumprida, Na maioria das vezes, passam a manhã pedindo dinheiro nos comércios e, assim que conseguem o suficiente, correm para os bares, felizes, como se fossem comprar brinquedos ou até mesmo comida”, declarou uma comerciante, que pediu para não ser identificada.

Ainda segundo a mulher, alguns já estão ameaçando pessoas para conseguir dinheiro. “Já vi eles o usando drogas no coreto da praça”, diz a comerciante, indignada, chamando alguns dono de bares de criminosos. “São dois crimes: eles são índios e menores de idade”, alertou.

O presidente da Federação do Povo Huni Kui do Acre (Fephac), Ninawá Huni Kui, disse que vai denunciar os comerciantes à Polícia Federal ao Ministério Público, além da responsabilizar solidariamente a prefeitura, o governo estadual e a Fundação Nacional do Índio (Funai).  “Infelizmente isso é uma realidade que muito nos entristece”, comentou ele.

O coordenador regional de Funai, Luiz Valdemir Nukini, disse que o órgão está fazendo um trabalho de conscientização junto aos líderes indígenas. “Estamos passando por uma reformulação e isso é uma das nossas prioridades”, declarou o líder indígena, alertando os comerciantes que a Polícia Federal está investigando a prática criminosa.

PUBLICIDADE
logo-contil-1.png

Anuncie (Publicidade)

© 2023 ContilNet Notícias – Todos os direitos reservados. Desenvolvido e hospedado por TupaHost

Adolescentes indígenas perambulam bêbados pelas ruas de Feijó; índio denunciará