Xapuri: rio Acre ultrapassa 16 metros e prefeitura decreta situação de emergência

xpuricheiacaos

O nível do Rio Acre alcançou em Xapuri 16,06 metros na medição realizada pela Defesa Civil do município à uma hora da madrugada desta terça-feira, 24, ficando 16 centímetros acima da marca de 15,90 metros registrada ainda na noite desta segunda-feira, 23. A elevação das águas fez aumentar número de famílias desabrigadas e desalojadas na região. Diante do agravamento da situação, a prefeitura decretou situação de emergência.

A coordenação municipal de Defesa Civil estima que cerca de 200 famílias foram removidas de suas residências. Dessas, 90 estão nos 10 abrigos preparados, até esta segunda-feira, para receber vítimas da enchente. O restante foi acolhido por parentes e amigos.

xpuricheia

Além dos locais disponibilizados pelo governo Estado e prefeitura, as igrejas evangélicas e a loja maçônica da cidade também cederam espaço adequado para abrigar famílias.

Três bairros de Xapuri já foram atingidos pelas águas, além do centro da cidade. São eles: Braga Sobrinho (conhecido como Bolívia), Pantanal e Polo Jiquiá.

Para atender à crescente demanda de remoções de pessoas, a Defesa Civil está contando com um efetivo de oito equipes compostas por 22 policiais, entre bombeiros e policiais militares,, e 36 voluntários civis. Essas equipes estão dispondo de caminhonetes, caminhões e barcos a motor para atuar no auxílio às famílias.

Bairros e pontos turísticos atingidos

A situação mais grave é a do bairro Braga Sobrinho, que é separado do centro da cidade pelo igarapé Santa Rosa. A rápida subida das águas já cobriu a ponte que dá acesso ao local e ameaça deixar a comunidade isolada.

Na área central da cidade, o avanço das águas começou a desalojar também as casas comerciais localizadas na rua 6 de Agosto. Pontos turísticos como a Praça de São Sebastião e a Casa de Chico Mendes, tombada pelo Patrimônio Histórico Nacional, foram seriamente atingidos pela alagação. No início desta madrugada a água já se aproximava da parte dos fundos do Hospital Epaminondas Jácome.

PUBLICIDADE
logo-contil-1.png

Anuncie (Publicidade)

© 2023 ContilNet Notícias – Todos os direitos reservados. Desenvolvido e hospedado por TupaHost

Xapuri: rio Acre ultrapassa 16 metros e prefeitura decreta situação de emergência