Prefeito denuncia falta de médico do governo estadual em Assis Brasil

medicostá difícil

O prefeito de Assis Brasil, Humberto Filho, o Doutor Betinho (PSDB), enviou ofício ao governador Tião Viana (PT) no dia 2 de janeiro, reivindicando médicos para a o município, distante a 350 km de Rio Branco.

O documento, protocolado na mesma data, expõe ao chefe do Executivo o caos estabelecido na Unidade Mista de Saúde da cidade, devido à falta de um plantonista.

A ausência de médico do Estado em Assis Brasil vem se arrastando ao longo dos últimos dois anos, segundo o prefeito. Muitos casos graves, entre doenças e acidentes, tiveram que ser resolvidos nos postos de saúde da prefeitura, ou foram enviados para municípios mais próximos, como Brasiléia, por exemplo.

medicos

O servidor público Francisco Aquino da Silva disse à reportagem que procurou a Unidade Mista de Saúde do Estado para tentar salvar a sobrinha, que perdia um filho na metade da gravidez.

“Cheguei de madrugada, aperreado, e quem disse que tinha médico. Foi o jeito ir num posto do município, onde a enfermeira também não conseguiu resolver o problema”, disse.

O caso da moça, que sofria um aborto espontâneo, só foi resolvido a tempo porque o prefeito Betinho providenciou uma ambulância e transportou a paciente para Brasiléia. Essa atitude teve que ser tomada várias vezes, segundo o prefeito.

“É um caos essa unidade sem médico”, diz ele.

Morador da zona rural de Assis Brasil, o produtor rural José do Nascimento Valente também não conseguiu ser atendido na Unidade de Saúde do Estado, no momento em que mais precisou. “Cheguei lá pra morrer e mandaram eu ir pro posto de saúde”, conta.

Na tarde desta quarta-feira (28), vereadores do PT do município foram a uma audiência com o governador Tião Viana, a quem apelaram para que a situação seja resolvida.
“Eles demoraram a fazer isso e só fizeram porque descobriram que há muito tempo eu venho cobrando o governo”, disse o prefeito.

PUBLICIDADE
logo-contil-1.png

Anuncie (Publicidade)

© 2023 ContilNet Notícias – Todos os direitos reservados. Desenvolvido e hospedado por TupaHost

Prefeito denuncia falta de médico do governo estadual em Assis Brasil