ContilNet Notícias
Cliente Provedor ContilNet em Sena Madureira
acesse seu boleto no endereço: http://sena.contilnet.com.br:1881/?console=panel
Geral
21/09/2012 17:28 - Atualizado em 23/09/2012 02:11
Fórum de Educação para o Trânsito oferece palestras para instrutores
Evento tem como objetivo avaliar os impactos dos acidentes na sociedade e também ofertará palestras ministradas por profissionais do trânsito, em suas diferentes modalidades.

O I Fórum de Educação para o Trânsito do Acre teve início nesta sexta-feira (21), no Teatro Plácido de Castro, com a assinatura de portaria para instituir no Estado o projeto “Vida no Trânsito”, uma ação da Organização Mundial da Saúde (OMS).

O evento faz parte das comemorações da Semana Nacional de Trânsito, que se estende até a próxima terça-feira (25).

Com o objetivo de discutir a importância da educação para promover um trânsito mais seguro nas as vias públicas acreanas, o envolvimento das classes dos instrutores e examinadores de trânsito no processo e avaliar os impactos dos acidentes na sociedade, o fórum também conta com palestras ministradas por profissionais do trânsito, em suas diferentes modalidades.

A diretora-geral do Detran, Sawana Carvalho, começou as explanações evidenciando a importância dos instrutores e examinadores na formação dos condutores.

“Nós sabemos que muitos alunos chegam aos centros de formação de condutores já com primeiras noções de dirigir, aprendidas com alguma pessoa da família, uma aprendizagem equivocada, sem levar em consideração as regras de convivência no trânsito. Já o instrutor precisa ter conhecimentos específicos e uma didática adequada para ensinar não só a fazer o carro andar, mas a dirigir com responsabilidade e segurança”, avaliou.

A secretária de Estado de Saúde, Suely Melo, relevou que, atualmente, os traumas causados por acidentes de trânsito são o segundo maior responsável pelos gastos na saúde, perdendo apenas para os infartos agudos. Ela explicou ainda que, desses traumas, 50% são ocorridos com motociclistas.


“Gostaria aqui de fazer um pedido a todos aqueles que utilizam motocicletas: que coloquem em si a responsabilidade social e o pensamento familiar antes de dirigir. Esse não é um problema do Acre, mas do Brasil. Se as leis de trânsito forem religiosamente respeitadas, os acidentes poderão ser evitados”, completou.

Representando o prefeito de Rio Branco, o superintendente da RBTrans, Ricado Torres, avaliou que os primeiros passos para um trânsito seguro estão sendo dados com a criação de manuais e fóruns de discussão sobre o assunto. Apontou ainda a relevância das campanhas educativas, como as ações do Detran nas escolas e a operação Álcool Zero.

“Hoje, 50% das pessoas veem a RBTRans como gestora de trânsito em nosso município”, analisou, acerca do reconhecimento do papel da superintendência em Rio Branco, e não apenas do Detran nesse contexto.

O inspetor da Polícia Rodoviária Federal Américo Paes creditou a imprudência como um dos maiores causadores dos acidentes de trânsito, comparando o ato de exceder a velocidade na direção de um veículo a outros crimes culposos, sem a intenção de matar, mas entendendo a previsibilidade dos riscos que a ação oferece.

Também foi convidado a se manifestar o presidente do sindicato dos instrutores, Alisson Pacheco, que ressaltou que o maior problema não está na instrução dos condutores nas autoescolas, mas na formação do caráter ainda no ambiente familiar.

“As pessoas são criadas com o ímpeto pela velocidade. Isso só é transformável enquanto somos pequenos. Aos jovens, deve-se partir pelo lado da educação em caráter complementar”, disse.

Finalizando a solenidade, o secretário de Segurança Pública, Reni Graebner, representando o governador Tião Viana, ressaltou a importância da educação e campanhas de conscientização para reduzir os índices de acidentes.

Também compuseram o dispositivo de honra na abertura do fórum a juíza titular do Juizado de Trânsito, Lilian Braga, o corregedor do Ministério Público Estadual, Ubirajara Braga, o secretário de Polícia Civil, Emilson Farias, o secretário de Educação, Daniel Zen, o secretário municipal de Saúde, Osvaldo Leal, o representante da Ufac, professor Creso Lopes, o comandante da Ciatran, major Márcio Alves, o presidente do Sindicato dos Mototaxistas, Pedro Mourão, além do comandante da Polícia Militar, coronel José Anastácio.


Fonte:

Agência de Notícias ContilNet LTDA


Contatos:

noticias@contilnet.com.br

(68) 9939-5033   |    (68) 9952-1448  |   (68) 8403-4080   |   (68) 8402-8670

Rua Rio Grande do Sul, 146 - Centro - Rio Branco - AC

Permitida a reprodução com citação da fonte.
Os conteúdos assinados são de responsabilidade de seus respectivos autores.
As pessoas citadas nos conteúdos têm direito de resposta garantida.

© 2009-2014 ContilNet Notícias - Todos os direitos reservados.